Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog_Real - O Blog das Monarquias

Siga as actividades da realeza e fique a conhecer melhor as monarquias da Europa e do Mundo.

Blog_Real - O Blog das Monarquias

Siga as actividades da realeza e fique a conhecer melhor as monarquias da Europa e do Mundo.

Rei Juan Carlos I anuncia que vai deixar Espanha

03.08.20, Blog Real

juancarlos1-t.jpg

O Rei Juan Carlos comunicou ao seu filho, o Rei Felipe VI, que tomou a decisão de deixar Espanha.

Don Juan Carlos comunicou essa decisão ao filho em uma carta em que afirma o seguinte:

«Majestade, querido Felipe:

Com o mesmo desejo de servir a Espanha que inspirou o meu reinado e diante da repercussão pública que certos eventos passados ​​na minha vida privada estão gerando, desejo comunicar a minha disponibilidade absoluta de contribuir para facilitar o exercício de suas funções, da tranquilidade e o sossego e isso requer a sua alta responsabilidade. O meu legado e a minha própria dignidade como pessoa são o que exigem de mim.

Há um ano, expressei a minha vontade e desejo de parar de desenvolver atividades institucionais. Agora, guiado pela convicção de prestar o melhor serviço aos espanhóis, às suas instituições e a ti como rei, comunico a ti a minha decisão ponderada de mudar, neste momento, para fora de Espanha.

Uma decisão que tomo com profundo sentimento, mas com grande serenidade. Fui rei de Espanha durante quase quarenta anos e, para todos eles, sempre desejei o melhor para a Espanha e para a coroa.

Com a minha lealdade para sempre.

Com o carinho e afecto de sempre, o teu pai."

O Rei Felipe VI, por sua vez, transmitiu ao seu pai o "seu sincero respeito e gratidão por a sua decisão".

Nestas circunstancias, o Rei Felipe VI «deseja sublinhar a importância histórica que representa o reinado do seu pai, como legado e a obra política e institucional de serviço a Espanha e à democracia; ao mesmo tempo quer reafirmar os principios e valores sobre os que a esta assenta, no marco da nossa Constituição e do resto do ordenamento jurídico», segundo assinala um comunicado do Palácio da Zarzuela.

117193091_3257705967653762_9189553620462705574_o.jpg