Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog_Real - O Blog das Monarquias

Siga as actividades da realeza e fique a conhecer melhor as monarquias da Europa e do Mundo.

Blog_Real - O Blog das Monarquias

Siga as actividades da realeza e fique a conhecer melhor as monarquias da Europa e do Mundo.

Entrevista da Grã-Duquesa Maria Teresa à "Paris Match"

18.03.18, Blog Real

Por ocasião da visita de estado a França, a Grã-Duquesa Maria Teresa concedeu uma entrevista à "Paris Match".

Paris Match. Senhora, você nos recebe nesta majestosa residência de Berg. A vida no castelo ainda é um conto de fadas? 
Sua Alteza Real a Grã-Duquesa do Luxemburgo. É uma chance de viver num lugar tão lindo, cercado por objetos de arte transmitidos de geração em geração, percebo isso todos os dias. O título de Grã-Duquesa é único e, hoje, longe da imagem desatualizada de contos de fadas.

Você é, de fato, uma primeira dama! 
Como a esposa do Chefe de Estado, eu particularmente sinto uma verdadeira responsabilidade de servir o meu país. É um privilégio estar onde estou. Isso supõe uma vida exigente, porque eu também sou mãe de cinco filhos ... avó quatro vezes e também envolvida no campo humanitário e social. Significa definir as suas prioridades. O nosso país é uma espécie de grande família. Quando conhecemos os nossos compatriotas, eles apenas fazem um pequeno sinal, um sorriso para nos cumprimentar, e todos continuam o seu caminho. Aprecio esse tipo de liberdade que me permite ir ao cinema, fazer compras no mercado ou nas lojas para estragar os meus netos ...

Como é estruturada a sua existência?
Além da minha família e dos compromissos oficiais, dedico-me ao que, desde os meus estudos em ciência política, me motiva: a defesa das pessoas em situações de extrema fragilidade. Seja no Luxemburgo ou no exterior, é importante para mim colocar a minha notoriedade ao serviço de causas nobres. É por isso que aceitei o mandato do Embaixador da Boa Vontade para a Unesco e o Eminente Advogado para a Criança para o Unicef. Para não mencionar a Fundação Grão-Duque e Grã-Duquesa, que vem ao nosso país para ajudar as pessoas em situações de sofrimento social. Sempre quis defender os pobres, ser uma voz para os esquecidos. Foi o que me fez lutar por causas difíceis, como a situação dramática de jovens meninos e meninas presos por crimes de direito comum em Burundi. Em 2010, conseguimos tirar todos da prisão. É também o que me empurrou para incentivar as microfinanças a ajudar as mulheres a abandonar o círculo vicioso da miséria. Eu descobri microfinanças em Bangladesh em 1998, numa altura em que quase ninguém tinha ouvido falar disso. Tive a oportunidade de conhecer o professor Muhammad Yunus bem antes de receber o Prémio Nobel da Paz. Estar no chão parece-me crucial. Com a equipa da Cruz Vermelha do Luxemburgo, da qual sou presidente, acompanhei recentemente os maraudes noturnos na cidade do Luxemburgo. Nós distribuímos cobertores, refeições quentes e café para os sem-abrigo. Eles me contaram sobre a sua existência dolorosa e os problemas que os levaram a dormir nas ruas. Um momento particularmente emocionante.

Você também apoia a causa das mulheres ...
Mulheres, motor de crescimento, produzem, em África, 80% dos recursos alimentares. Elas se tornaram as principais beneficiárias dos microcréditos porque são conhecidas por serem mais confiáveis ​​quando é necessário reembolsar. Nos países em desenvolvimento, "atores" essenciais do progresso social e da paz, são elas que investem em um telhado e na educação de seus filhos. Nós esquecemos muitas vezes para enfatizá-lo! Além disso, estou organizando um fórum internacional sobre estupro como arma de guerra a ser realizada no Luxemburgo em março de 2019. Nesta ocasião, um grupo de sobreviventes explicará como, por sua coragem, sua resiliência e sua vontade, estão tentando para reconstruir.

Quando você nasceu em Cuba, mesmo saindo do seu país quando era jovem, você ainda é visceralmente cubana?
Eu tenho um temperamento latino e estou orgulhosa disso. Viver no Grão-Ducado desde o meu casamento em 1981 me fez ser uma luxemburguesa. E este país, agora meu, ocupa um lugar privilegiado no meu coração. Não me esqueço que nasci nesta ilha numa família da classe média alta, com pais que me deram uma educação maravilhosa. Eles me deram um senso de responsabilidade para com os outros, especialmente com os pobres, que eu sempre lhes agradecerei. Isso me permitiu adaptar-me sem qualquer dificuldade para a minha nova existência. Tive um carinho particular para o meu avô Agustin Batista e Gonzalez de Mendoza, filantropo distinto nos campos da educação, da cultura e do setor médico-social. Em particular, ele apoiou, durante anos, a Orquestra Filarmónica de Havana, convidando condutores bem conhecidos para dirigi-lo. Ao contrário do que foi alegado, o meu avô não teve nada a ver com o ex-ditador Fulgencio Batista. Quanto ao meu tio Eutimio Falla Bonet, ele também foi um generoso benfeitor, entre outras coisas, restaurou a mais bela igreja barroca da ilha, localizada na cidade de Remedios. Depois de Cuba, fui com os meus pais, os meus dois irmãos e a minha irmã em 1960, passamos alguns anos em Nova Iorque, onde comecei a estudar. Quatro anos depois, mudamo-nos para Genebra. Eu fiz os meus estudos numa escola secundária francesa, fiz meu bacharelado, e depois estudei Ciências Políticas. Foi aí que conheci o meu marido. Os nossos filhos são próximos dos seus primos em ambos os lados. Encontramo-nos cada verão na propriedade familiar de Bormes-les-Mimosas, que fica perto de Fort Brégançon. Uma propriedade adquirida pela Grã-Duquesa Charlotte, avó do meu marido. Neste local quente de férias, a ausência dos meus falecidos pais e do meu irmão mais velho continua- me entristecendo.

Quais os valores que você transmitiu aos seus filhos?
Nós primeiro ensinamos para eles mesmos serem espontâneos e respeitosos com todos, enfatizando também a importância dos valores morais. Eles podem-se casar com quem quiserem. Como eu não sou da aristocracia, eu teria sido mal colocada para "condicioná-los". De fato, há trinta e sete anos, depois das rainhas da Noruega e da Suécia, eu fui a terceira jovem que não pertencia a uma família real europeia a entrar neste mundo tão convencional. Então deixei claro para Guillaume, o nosso filho mais velho, o Príncipe Herdeiro, que esse caminho foi rastreado com um forte senso de dever e uma grande renúncia. Ele tinha que realmente querer exercer essa acusação e, se ele não desejasse, ele tinha que se sentir livre. Mas Guillaume aceita o seu destino com grande respeito, e ele muitas vezes pede conselhos ao seu pai. A princesa Alexandra e os príncipes Guillaume, Félix, Louis e Sébastien apoiam-se. Para nossa grande alegria, eles são muito próximos. Os meus filhos representam o meu orgulho, a minha força interior, mas sem o amor incondicional oe meu marido, não poderíamos ter construído uma família tão forte e feliz.

Você está orgulhosa, eu imagino, do seu país adotado? 
Sim, claro! Estou sempre feliz de apresentar os nossos convidados à cidade velha do Luxemburgo, com a Fortaleza do Património Mundial da UNESCO, a Philharmonie Luxembourg, um magnífico edifício desenhado pelo arquiteto francês Christian de Portzamparc, ou o museu de Arte contemporânea, desenhada por Pei, o arquiteto da Pirâmide do Louvre, com o nome de Grão-Duque Jean, o meu sogro. No entanto, o que eu prefiro são os nossos castelos, que dominam o nosso país e as nossas extraordinárias florestas de carvalho e faia, um verdadeiro encantamento! Acredite, o Grão-Ducado do Luxemburgo vale a pena o desvio!

Fale-me sobre as suas aventuras parisienses
O meu marido e eu adoramos as nossas estadias na sua capital. Breweries, lojas na margem esquerda, museus, o Quartier Latin ... que prazer em passear pela City of Light! Além disso, dois dos nossos filhos vivem e trabalham lá, o que torna as nossas visitas ainda mais prazerosas.

Desta vez, este é outro tipo de deslocamento! 
É uma alegria ver o Presidente da República e a Sra. Macron por ocasião de um evento tão significativo como a nossa visita de Estado a França. Tive o prazer de conhecer a Sra. Macron várias vezes desde a sua visita ao Luxemburgo em agosto passado. Nós imediatamente nos seguimos bem e compartilhamos muitos interesses. Nós, meu marido e eu, estamos encantados com este convite que nos toca muito.

Seu estilo de vida deixa espaço para o humor? 
O humor é uma qualidade essencial. Há momentos em que continua a ser a melhor cura para o stresse. Esta forma excepcional de existência muitas vezes nos leva a situações inesperadas, que compartilhamos de uma bela complicidade. 

Fonte: Paris Match